A Quinta das Pirâmides é uma vinícola na região dos Vinhos Verdes, no Norte de Portugal, conhecida por produzir vinhos verdes de qualidade, especialmente com as castas Alvarinho, Loureiro e Trajadura. A quinta está localizada em Telhado, Vila Nova de Famalicão, e é caracterizada por suas casas de granito típicas da região do Minho.
A Quinta das Pirâmides apresenta aos seus hóspedes um conceito de turismo rural de excelência, que associa os mais elevados padrões de bom gosto e de conforto a uma profunda e retemperante interligação com a natureza.
A dimensão inovadora do conceito de alojamento assenta na relação com a vida e a obra de Camilo Castelo Branco. Segundo a tradição, o romancista esteve na Quinta das Pirâmides e as paisagens, física e humana da região, serviram-lhe de inspiração, designadamente, para a redação de alguns capítulos da novela A morgada de Romariz. Esta circunstância excecional influiu na decisão de homenagear o maior escritor do Romantismo português, que viveu ali bem perto, na aldeia de São Miguel de Seide, atribuindo aos quartos títulos de produções literárias camilianas que biografam cidadãos que nasceram, ou viveram, em Vila Nova. Na casa principal, os hóspedes podem, ainda, usufruir do lounge com lareira para relaxar, degustando o vinho Alvarinho e os frutos produzidos na Quinta.
Além do conforto e excelência da casa principal, com uma decoração que prima pelo requinte, no exterior a beleza encontra-se em cada recanto: 8 tanques de água em pedra de granito, um ribeiro com água corrente e arruamentos para passeios e caminhadas dentro da Quinta que possui também um campo de futebol e ténis.
Inserida na verdejante paisagem minhota, a Quinta das Pirâmides possui um total de 16 ha de terreno com 1 ha de jardins, 4 ha de floresta, 4 ha de vinha alvarinho e 4 ha de produção de mirtilo.
Reservar