Vinho Verde e gastronomia: um casamento perfeito

22 dezembro 2023

Vinho verde e gastronomia andam de mãos dadas. Apesar de ser uma companhia natural para a variada gastronomia regional, o Vinho Verde apresenta um leque de harmonizações com comida de todo o mundo.

Passear pela Região dos Vinhos Verdes é também usufruir da excelência da sua gastronomia tradicional, sempre baseada em produtos originais e sazonais, numa tradição que se mantém. Petiscam-se coisas simples, passeando por muitas tascas, algumas delas centenárias, e que prometem dos melhores petiscos regionais.

Em toda a costa que vai de Caminha à Póvoa de Varzim, a abundância de mariscos e peixe fresco dá origem a alguns pratos muito populares, sendo as caldeiradas e as massadas de peixe os mais apetecíveis. Mas também o peixe fresco grelhado e assado no forno, ou as deliciosas fritadas de peixe miúdo, são muito populares.

De maio a novembro, saltam as sardinhas para as brasas em toda a região. E lá estão os Vinhos Verdes a fazer a companhia adequada a todos eles. No entanto, é o bacalhau que recolhe a maior procura e que tem grande tradição. Desde o simples bacalhau cozido ou à lagareiro, até pratos mais elaborados, este fiel amigo faz parte da nossa gastronomia e é provavelmente na Região dos Vinhos Verdes que é mais consumido. A acompanhar esta tradição, está o Enoturismo de muitos produtores que servem petiscos em que o bacalhau está presente.

Há mais de 90 anos, em Braga, uma tasca muito popular, a ?Narcisa?, criou um prato emblemático, hoje muito conhecido, mesmo noutras zonas do país: o Bacalhau à Narcisa. Frito em azeite, a que se juntam rodelas de cebola ? também fritas -, louro, alho, cravinho e colorau, é acompanhado com batata frita às rodelas grossas. Qualquer tipo de vinho verde liga perfeitamente com este bacalhau, desde os brancos secos aos mais frutados, passando pelos rosados e mesmo pelos Verdes tintos.

Um dos restaurantes mais famosos, se não o mais famoso, na oferta do bacalhau à lagareiro, é o ?Victor?, na povoação de S. João de Rei, muito perto de Amares. Já muito para lá dos oitenta anos de idade, o senhor Victor Peixoto continua a receber os clientes com o mesmo sorriso de um homem que tanto faz pela divulgação deste produto e deste prato, juntamente com os muitos Vinhos Verdes da sua carta.

Outra região famosa também pela qualidade da gastronomia é Monção e Melgaço, no extremo norte do país. Na gastronomia é também o bacalhau um dos mais procurados, disponível em quase todos os restaurantes, e há mesmo uma receita em que o bacalhau é temperado com vinho Alvarinho.

Depois, nas carnes, temos dois pratos que se destacam. Em Monção, o cordeiro de Monção, assado em forno de lenha, com a carne a pingar por cima dos alguidares de arroz de açafrão é o protagonista. Em Melgaço o destaque vai para o cabrito, normalmente originário da serra de Castro Laboreiro, também assado em fornos de lenha, na companhia de arroz de forno com os miúdos do bicho.

Artigo completo Observador: https://observador.pt/especiais/vinho-verde-e-gastronomia-um-casamento-perfeito/

a pesquisar