FEDER


Projeto n.º 37691

Reforço da Internacionalização dos Vinhos Verdes e Vinhos do Dão

Caracterização:

  • Nº Projeto: 37691
  • Promotor: COMISSÃO DE VITICULTURA DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES
  • Co-promotor: COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL DO DÃO
  • Medida: Sistema de Apoio a Ações Coletivas
  • Aviso: 04/SIAC/2017 - SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS - Internacionalização
  • Aut. Gestão: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
  • Organismo: Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E.
  • Investimento: 1.306.638,92 euros
  • Elegível: 1.007.051,42 euros
  • Incentivo: 855.993,71
  • Data de Início 2018-03-01
  • Data de Fim 2020-02-29

 

Síntese do Projeto:

O projeto 'Reforço da Internacionalização dos Vinhos Verdes e Vinhos do Dão' visa potenciar o sucesso internacional das PME ligadas ao negócio dos vinhos da Região dos Vinhos Verdes e da Região do Dão, procurando reforçar a sua capacitação para o desenvolvimento de estratégias que incorporem fatores diferenciadores na sua oferta, sensibilizando-as para a importância da inovação, do marketing e do reforço da imagem de marca, enquanto fatores determinantes para o aumento da competitividade e, simultaneamente, contribuindo para o reforço da visibilidade internacional da oferta de vinhos nacionais, e melhoria da perceção dos mercados externos relativa a estes vinhos.

 

O esforço na renovação da vinha e evolução constante da enologia nas regiões referidas dão consistência qualitativa e diferenciadora aos vinhos produzidos e sustentabilidade à estratégia de valorização da marca coletiva e marcas dos produtores.

 

Com efeito, este projeto materializa uma iniciativa integrada, dirigida para o reforço do posicionamento das marcas Vinhos Verdes e Vinhos do Dão, enquanto marcas cada vez mais relevantes e notórias na promoção internacional dos vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes e da Região Demarcada do Dão, conferindo, por essa via, uma crescente visibilidade internacional ao que de melhor se faz a nível nacional. Materializa, também, iniciativas que reforçam a capacidade das atividades económicas ligadas à comercialização dos vinhos para a definição de estratégias de internacionalização e de abordagem aos mercados externos, potenciando a competitividade dos nossos players e a sua progressão nas cadeias de valor globais, promovendo as melhores práticas a nível internacional.

 

Entidades Promotora e Co-promotora do Projecto:

1. A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) é o organismo interprofissional que tem por objeto a representação dos interesses das profissões envolvidas na produção e comércio de Vinho Verde e a defesa do património regional e nacional que constitui a Denominação de Origem Protegida, revestindo, nesta qualidade, a forma jurídica de uma associação regional, pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública (Decreto-Lei nº 104/87 de 6 de Março).

 

Para além da certificação, controlo de qualidade e fiscalização dos produtos vínicos da Região, nos diversos locais de produção e comércio, a CVRVV tem como missão a divulgação da Denominação de Origem Protegida Vinho Verde (Vinho Verde DOP) e outros produtos vínicos da Região, no mercado nacional e internacional.

 

2. A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é um organismo interprofissional que tem como missão exercer funções de controlo da produção e comércio e de certificação dos produtos vitivinícolas com direito à Denominação de Origem Protegida (DOP) Dão e Lafões e à Indicação Geográfica (IG) Terras do Dão, em conformidade com a Portaria nº 37/2011 de 14 de Janeiro, bem como a promoção dos produtos vitivinícolas.

a pesquisar