Os ensaios físico-químicos e sensoriais são realizados no Laboratório da CVRVV, acreditado pelo IPAC, Certificado de Acreditação N.º L0226.


O protocolo analítico mínimo (bateria de ensaios físico-químicas e sensoriais) de cada produto vínico a certificar, bem como a respectiva legislação aplicável, estão disponíveis para consulta em Produtos - Regras de conformidade.


Sempre que o operador económico pretenda, poderá solicitar a realização de ensaios adicionais constantes da Tabela de Preços - Protocolo Analítico.


A realização dos ensaios físico-químicos e sensoriais é efetuada no prazo máximo de 5 dias úteis após receção do pedido, sendo os resultados expressos no Relatório de Ensaio emitido pelo Laboratório da CVRVV. A realização de ensaios pode ser efetuada com pedido de urgência sendo o prazo máximo de resposta de 48 horas, dentro dos períodos normais de trabalho da CVRVV, desde que a amostra seja entregue na CVRVV até às 10.00 horas. Os pedidos de urgência solicitados após as 10.00 horas só produzem efeito a partir do dia útil seguinte. O pedido de taxa de urgência não é aplicável a amostras com ensaios em subcontratação permanente.


Os relatórios de ensaio podem ser consultados na área reservada do Operador Económico ou por informação obtida junto dos gestores de conta, nos quais se expressa a conformidade dos resultados obtidos com a definição legal do produto identificado.

    ROM-Requisitos organolépticos do Vinho Verde

    Requisitos organolépticos mínimos dos produtos vínicos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes
    para a obtenção e controlo das Denominações de Origem e do Vinho Regional Minho

  • Ver documento29KBpdf

a pesquisar